Sabia que a doença celíaca pode afetar os seus dentes?

Postado: 23 de December de 2019

Doença Celíaca

Entenda como

A doença celíaca ocorre devido à intolerância ao glúten, uma proteína que pode ser encontrada no trigo, centeio, aveia e cevada. Podendo causar diversos sintomas como dor abdominal, diarreia, flatulência, perda de peso, alterações na pele e anemias.

Por ser uma doença que não tem cura, o paciente com esse diagnóstico precisa excluir o glúten de sua alimentação. Em geral, os primeiros sintomas podem ocorrer na infância e o diagnóstico é confirmado por exames.

Mas como isso interfere na saúde bucal? Nessa patologia, o intestino delgado não tem bom funcionamento, por isso, podem ocorrer algumas deficiências vitamínicas, como de vitamina D e cálcio, que ocasionam o aumento da ocorrência de cáries, e vitamina B12 e ferro, que podem levar ao surgimento de aftas. Também podem surgir lesões, erosões, herpes, machas, deficiência na formação do esmalte dental e até bruxismo.

O dentista tem um importante papel na identificação da relação desses sintomas com a doença celíaca. Alguns pacientes podem apresentar a Síndrome de Sjogren, também conhecida como síndrome da boca seca. Ela gera ardência na língua e mucosas, dificuldades na mastigação e para engolir alimentos e aumenta as chances de aftas e cáries.

O principal tratamento é a mudança dos hábitos alimentares. Em caso de alguns dos sintomas bucais ditos acima, procure um dentista que te orientará sobre o tratamento mais adequado e te informará sobre os cuidados que devem ser mantidos para cuidar da saúde da sua boca e dentes.

Clínica Odonto Barra